Em menos de duas horas os ingressos foram vendidos para o Festival 2023 (Alex Pazuello, Lucas Silva e Arthur Castro/Secom)

O governador Wilson Lima lançou, nesta sexta-feira (10), o 56º Festival Folclórico de Parintins, que este ano terá como pilares a Cultura, o Turismo e a Sustentabilidade. Em cerimônia no Teatro Amazonas, também foi anunciado o repasse de R$ 10 milhões para a realização da festa, sendo R$ 5 milhões para os bois-bumbás Caprichoso e Garantido. A Coca-Cola Brasil, outra patrocinadora entra com um incentivo de R$ 2,5 milhões. Este ano, o festival acontecerá nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.

“Temos três pilares importantes para esse ano, que é a cultura, o turismo, mas sobretudo, o mais importante deles, a sustentabilidade. A gente caminha para que o festival folclórico de Parintins chegue a um momento que seja 100% sustentável, porque disso dependem as futuras gerações”, disse Wilson Lima.

Durante o evento também foi apresentada a marca oficial do Festival Folclórico de 2023. Criada exclusivamente por uma dupla de artistas locais, a marca além de exaltar as características do folclore amazônico, também tem o objetivo de valorizar e incentivar o trabalho de artistas amazonenses.

Governador Wilson Lima lançou, nesta sexta-feira, o 56º Festival Folclórico de Parintins

As ações integradas que envolvem os órgãos estaduais mostram o compromisso do Governo do Amazonas em incentivar a festa que, através da disputa dos bois azul e vermelho, movimenta a cadeia produtiva do município, gera emprego e renda para o interior.

“Ano passado, nós realizamos o maior festival de todos os tempos, mas pela demanda que a gente tem tido, em menos de duas horas os ingressos já foram vendidos, já não tem mais barco, já não tem mais acomodação, eu não tenho dúvida de que esse ano vai ser muito superior à festa do ano passado. Vamos apresentar mais um grande espetáculo”, afirmou Wilson Lima.

O Governo do Amazonas vai fortalecer práticas sustentáveis antes, durante e depois do festival, em um trabalho conjunto com os bois Caprichoso e Garantido e os patrocinadores da festa, além de.reforçar as atrações culturais e incentivar o turismo com o objetivo de tornar a ilha localizada a 369 km de Manaus rota do turismo nacional.

Cerimônia de lançamento aconteceu no Teatro Amazonas,

Além do governador e itens oficiais dos dois bois bumbás, estiveram presentes no Teatro Amazonas secretários estaduais, como o de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo; o de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Eduardo Taveira; o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio; o prefeito de Parintins, Bi Garcia; entre outros.

Parintins 2023 – Os presidentes dos bois-bumbás falaram sobre a grandiosidade do festival. “Essa festa é tudo para nós, inclusive para a sustentação da economia da nossa cidade de Parintins e de muitas outras cidades”, afirmou o presidente do Garantido, Antonio Andrade, em agradecimento o Governo do Amazonas, bem como completou o presidente do Caprichoso, Jender Lobato. ”Muito obrigado por nos permitir fazer mais um grandioso festival e esse será ainda maior”.

Cultura – A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa vai reeditar o Circuito +Cultura, realizado pela primeira vez no ano passado. Entre as atrações do circuito, estarão a visita guiada ao Bumbódromo; o roteiro das artes, com exposição a céu aberto de obras de diversos artistas locais; o Trio Panavueiro e a realização de feiras de Economia Criativa, para incentivar o trabalho de artesãos e empreendedores locais.

Festa reuniu os personagens do festival, que demonstraram toda sua alegria

Sustentabilidade – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), junto à Coca-Cola Brasil, vão reeditar a campanha “Recicla Galera”, realizada pela primeira vez em 2022. O objetivo, este ano, é promover um festival cada vez mais sustentável e, para isso, o governo trabalha em um Plano de Redução de Resíduos Sólidos; ações para compensação das emissões de carbono e o uso de energia limpa.

Turismo – Para fomentar o turismo no município e pensando em colocar o município na rota nacional de destinos, a Amazonastur pretende realizar o “Workshop Bem Receber 2.0” para capacitar 120 profissionais do setor no mês de abril. Os serviços do Turistódromo, oferecidos em 2022 e que atraíram aproximadamente 40 mil pessoas, serão ampliados para dar mais comodidade aos turistas.

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Fonte: Mercado & Eventos

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